Google
 

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Forte de Monsanto ou Forte do Marquês de Sá da Bandeira - Lisboa

 

O Forte do Marquês de Sá da Bandeira, também conhecido como Forte de Monsanto, localiza-se no alto de Monsanto, na freguesia de Benfica, Distrito de Lisboa, em Portugal.

Em posição dominante no alto da serra de Monsanto, ponto mais elevado de Lisboa, a sua artilharia podia bater toda a região envolvente. Actualmente funciona como prisão, sob o nome de Estabelecimento Prisional de Monsanto.

História

Esta fortaleza foi erguida ao final do século XIX como parte integrante da rede de fortificações que constituía o Campo Entrincheirado de Lisboa, sistema defensivo da capital portuguesa[1].

Quando da sua activação, o Forte de Monsanto foi classificado como praça de guerra de 1ª classe, subordinada ao Governo do Campo Entrincheirado de Lisboa.

Após a Primeira Guerra Mundial, com a extinção do Campo Entrincheirado, o forte perdeu a sua função militar[2].

Ainda antes de perder a sua função defensiva o forte já vinha a ser utilizado como prisão militar. Após a desactivação, passou a ser utilizado uma prisão civil.

Actualmente constitui o Estabelecimento Prisional de Monsanto, dependente do Ministério da Justiça. Concluídas as obras de renovação, levadas a cabo em 2007, foi classificado como estabelecimento prisional de segurança máxima.

Características

Apresenta planta circular, com o formato de cúpula, recoberta por uma couraça de betão, à prova de bombas. Divide-se internamente em três pavimentos, cada um dos quais correspondia a uma bateria.

Externamente a fortificação é rodeada por um fosso.

Notas

  1. José J. X. Sobral, O Campo Entrincheirado de Lisboa, AUDACES, 2008
  2. José J. X. Sobral, O Campo Entrincheirado de Lisboa, AUDACES, 2008

Fonte: pt.wikipédia

Sem comentários:

Castelos - Distritos

© 2008 - 2009 - Castelos de Portugal

Creative Commons License