Google
 

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Castelo de Alva - Freixo de Espada à Cinta - Bragança

 

Particularmente abundante em vestígios arqueológicos, o território correspondente, na actualidade, à freguesia de Poiares enquadra-se na paisagem duriense, entre as Serras do Marão e de Avões, em plena paisagem transmontana, situando-se no ponto mais elevado de uma meseta acidentada a cerca de 700 metros de altitude, sendo ladeado por vários montes sobranceiros aos Rios Couro e Douro, e de onde se desfruta de um impressionante domínio visual sobre os terrenos circundantes.

Particularidades topográficas estas que não terão sido de somenos importância no momento em que se decidiu erguer o "Castelo de Alva", localizado no Lugar que lhe deu nome, e do qual remanescem apenas alguns vestígios do muralhado primitivo, de planta ovalada, assim como de um dos torreões que o integravam. Ademais, as potencialidades defensivas e, quase por inerência, de controle visual sobre um vastíssimo horizonte já tinham sido anteriormente avaliadas, nomeadamente ao tempo da presença romana na zona, a julgar pelas ruínas do povoado fortificado conhecido por 'São Paulo', com níveis de ocupação que remontam à Idade do Ferro, numa confirmação da excelência da sua implantação geográfica.

Tal como sucedeu com este castro, o Lugar de Alva assistiu a uma forte ocupação medieval, especialmente no decorrer da invasão leonesa, na primeira metade do século XIII, até que D. Sancho II (1209-1248) doou Alva a Freixo-de-Espada-à-Cinta, expulsando os habitantes que nela residiam durante a conquista leonesa.


Fonte: IPPAR [AMartins]

OUTROS LINKS:

  • Inventário do Património Arquitectónico (DGEMN)
  • Instituto Português de Arqueologia
  • Castelo de Alva (Pesquisa de Património / IPPAR)
  • Castelo de Alva (pt.wikipedia)
  • Sem comentários:

    Castelos - Distritos

    © 2008 - 2009 - Castelos de Portugal

    Creative Commons License