Google
 

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Campo Entrincheirado de Lisboa

forte sacavem  Vista do Forte do Monte Cintra em Sacavém, um dos componentes do Campo Entrincheirado de Lisboa.

O Campo Entrincheirado de Lisboa é um conjunto de fortificações localizado na Área Metropolitana de Lisboa, em Portugal.

Erguido entre o final do século XIX e o início do XX, constituía-se num sistema defensivo da capital, tanto de ataques terrestres, como de marítimos.

História

As invasões francesas, a Guerra Civil e as diversas intervenções militares estrangeiras que assolaram Portugal no início do século XIX, levaram ao desenvolvimento da doutrina de que era impossível defender a totalidade do território nacional com os meios de que se podia dispor. Ao mesmo tempo observou-se que, sendo Lisboa, além da capital, o mais destacado centro populacional e económico do país, a invasão do país seria quase inútil sem a tomada desta cidade. Concluiu-se assim que a melhor forma de defender Portugal com os recursos disponíveis, seria defender Lisboa.

A doutrina da defesa de Lisboa, fez com que, ao final do séculos XIX e XX, quase todo o dispositivo militar português - tanto do Exército como da Marinha - no continente, se concentrasse nessa defesa.

O principal meio, estabelecido, para a defesa da capital, foi o desenvolvimento de um sistema de fortificações envolvente. Para esse fim foi construída uma série de novas e modernas fortificações - além da adaptação de algumas já existentes - que deram origem ao chamado Campo Entrincheirado de Lisboa. As fortificações foram dotadas de modernas peças de artilharia e interligadas por redes telefónicas e telegráficas, bastante avançadas para a época.

A partir de 1899 esse sistema passou a constituir um comando militar, organizado permanentemente em pé de guerra, cujo governador era um general, directamente dependente do Ministro da Guerra.

Apóa a Primeira Guerra Mundial o conceito de defesa em que assentava o Campo Entrincheirado tornou-se obsoleto. Assim, na sequência da reorganização do Exército Português, levada a cabo em 1926, o Campo Entrincheirado de Lisboa e a 1ª Divisão Militar territorial foram fundidos, dando origem ao Governo Militar de Lisboa[1]

Características

O núcleo do Campo formava um perímetro que contornava os limites terrestres de Lisboa, numa linha que se estendia de Sacavém a Caxias, constituído pelas seguintes fortificações:

Para a interligação destes fortes foi aberta uma estrada de comunicação, que se tornou a Estrada Militar de circunvalação.

O perímetro terrestre do Campo Entrincheirado era complementado por fortificações que protegiam a linha do Tejo, a saber:

A frente marítima, a barra do Tejo, a margem sul e as aproximações a Lisboa eram protegidas por outras fortificações, onde se destacavam:

Diversos outros fortes, redutos, postos, baterias e outras fortificações secundárias, complementavam o sistema de fortificações terrestres.

A defesa do Campo Entrincheirado era ainda complementada, no mar, pelo couraçado Vasco da Gama, que funcionava como uma bateria flutuante contra ataques marítimos. A Marinha de Guerra Portuguesa contribuía para a defesa marítima do Campo com o seu Serviço de Torpedos fixos (Minas marítimas) e com os seus torpedeiros[2].

Notas:

Fonte:  pt.wikipédia

Sem comentários:

Castelos - Distritos

© 2008 - 2009 - Castelos de Portugal

Creative Commons License