Google
 

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Bateria da Feitoria - Oeiras - Lisboa

feitoria 2

A chamada Bateria da Feitoria localizava-se na margem direita da foz do rio Tejo, na altura da vila de Oeiras, freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, Concelho de Oeiras, Distrito de Lisboa, em Portugal.

História

Tratava-se, em sua origem, em fins do século XVI, não de uma fortificação em si, mas de um estabelecimento militar de apoio para a construção da Torre do Bugio. O conjunto compreendia edificações para residência de trabalhadores, galpões para a preparação de cantarias e armazéns de materiais de construção, transportados para as obras do Bugio em barcaças. À época, o estabelecimento era conhecido como Feitoria das Obras da Cabeça Seca ou simplesmente Feitoria d'El-Rei, conforme referência de João Vaz, Juiz Ordinário e dos Órfãos do reguengo de A-Par-de-Oeiras (1596).

Posteriormente, no século XVIII, foi adicionada uma bateria ao conjunto.

No século XX foi entregue ao Colégio Militar para colónia de férias (1939). Atualmente bem conservado, pode ser observada na Av. Marginal, entre o Forte de São Julião da Barra e o Forte de Nossa Senhora das Mercês de Catalazete.

Fonte: pt.wikipédia

feitoria1

Autoria de José João Machado Carneiro de Brito
Professor Efectivo do Colégio Militar de 1969  a 2004

Sem comentários:

Castelos - Distritos

© 2008 - 2009 - Castelos de Portugal

Creative Commons License