Google
 

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Castelo de Salvaterra do Extremo (Ruinas) - Idanha-a-Nova

 Castelo Salvaterra do Extremo - Ruinas - monumentos.pt

O Castelo de Salvaterra do Extremo, na Beira Baixa, localiza-se na povoação e freguesia de mesmo nome, Concelho de Idanha-a-Nova, Distrito de Castelo Branco, em Portugal, na margem direita do rio Erges.

Castelo raiano, foi absorvido pela malha urbana da povoação, subsistindo apenas vestígios na atualidade.

Na margem oposta do rio Erges, podem ser observadas as ruínas do Castelo de Peñafiel, em Zarza la Mayor, em território espanhol.

História

Antecedentes

A primitiva ocupação humana de seu sítio remonta à pré-história, acreditando-se que foi fortificado pelos romanos, posteriormente sucedidos pos Visigodos e Muçulmanos, ligados à exploração de recursos minerais (chumbo, estanho e ouro).

O castelo medieval

À época da Reconquista cristã da península Ibérica, D. Afonso Henriques (1112-1185) teria determinado a edificação do castelo.

Sob o reinado de D. Sancho II (1223-1248), a povoação recebeu Carta de Foral (1229).

Sob o reinado de D. Manuel I (1495-1521), a povoação e seu castelo encontram-se figurados por Duarte de Armas (Livro das Fortalezas, c. 1509).

Do século XIX aos nossos dias

A povoação perdeu importância na medida em que as fronteiras se pacificaram no decorrer da primeira metade do século XIX. Foi sede de concelho até 1855, a partir de quando foi anexada ao concelho de Idanha-a-Nova.

Pouco resta do castelo medieval, totalmente descaracterizado, a não ser alguns troços de muralha, atualmente inscritos em habitações de particulares.

Ligações externas

Texto: Castelo de Salvaterra do Extremo - Wikipédia

Sem comentários:

Castelos - Distritos

© 2008 - 2009 - Castelos de Portugal

Creative Commons License