Google
 

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Forte de Leça da Palmeira - Matosinhos

Forte Leça da Palmeira - Matosinhos - Foto manuel sousa

O Forte de Nossa Senhora das Neves, também denominado como Forte de Leça da Palmeira ou Castelo de Matosinhos, localiza-se na povoação e Freguesia de Leça da Palmeira, Concelho de Matosinhos, Distrito do Porto, em Portugal.

 

Este forte de tipo abaluartado com planta em estrela de quatro pontas, protegidas por cortinas inclinadas e guaritas salientes, começou a ser construído em 1638. Considerando a sua grande importância estratégica para a defesa da barra, os oficiais da Câmara do Porto, em 1642, pediram ao Rei que se terminassem as obras com a maior brevidade. Segundo um documento lavrado por um tabelião do Porto, em 1655 ainda as obras não tinham concluído. O motivo principal para a exigência da edificação, posterior à Restauração, foi o receio não só do ataque dos castelhanos mas também das fragatas dos turcos.

Durante a Guerra Civil, em 1832, o forte foi objecto de algumas benfeitorias, nomeadamente nos armazéns, ponte levadiça, escada do fosso e parapeitos, mantendo, ainda, algumas canhoneiras ao nível da magistral. Já no século XX, o edifício foi entregue à Capitania do Porto de Leixões que ali instalou os seus serviços, albergando no seu interior algumas construções incaracterísticas que servem de alojamento ao pessoal.

Texto: IPPAR - A.A.M.

colagem

OUTROS LINKS:

  • Inventário do Património Arquitectónico (DGEMN)
  • Instituto Português de Arqueologia
  • Forte de Leça da Palmeira (Pesquisa de Património / IPPAR)
  • Forte de Leça da Palmeira (pt.wikipedia)
  • Sem comentários:

    Castelos - Distritos

    © 2008 - 2009 - Castelos de Portugal

    Creative Commons License