Google
 

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Castelo de Mós - Torre de Moncorvo - Bragança

Muralhas - Castelo de Mos - Braganca

 

 

 

 

Subsistem alguns panos de muralha construída com pedra miúda. da Estrada Romana restam também alguns vestígios da calçada que ligava Trancoso a Freixo de Espada à Cinta e Miranda do Corvo. Esta aldeia é uma típica arquitectura rural transmontana. (Imóvel de Interesse Público)

 

 

 

 

HISTÓRIA

A primeira ocupação humana da actual região de Mós, em Torre de Moncorvo, teria tido o seu foco no cabeço que fica a Norte da povoação, onde parece ter existido um castro da Idade do Ferro. Nesse mesmo local se veio a erguer o castelo, em data incerta, ainda que se saiba que o primeiro foral de Mós foi concedido por D. Afonso Henriques, em 1162. No reinado seguinte, D. Sancho I menciona, em carta de doação, o já existente Castelo de Mós, novamente referenciado nas Inquirições de 1258, onde também é nomeada a Igreja de Santa Maria de Mós. Ao longo do tempo, e devido essencialmente ao progressivo despovoamento da região, que já se fazia sentir no século XIV, a cerca foi-se deteriorando. Em finais do século XVII, o Padre Carvalho da Costa adianta que na vila de Mós se via hum aruinado castello, com sua cisterna, testemunhos de uma grandeza passada que já não existia. Hoje em dia, restam apenas as ruínas de alguns troços da muralha, em parte resultantes de obras de restauro do século XX.

O castelo possuía planta de formato sensivelmente oval, adaptada à morfologia da elevação onde se implanta. A cerca era de pequena dimensão, justificando a afirmação constante da doação do termo de Mós ao concelho de Torre de Moncorvo por D. Fernando, em 1372, onde se pode ler que o povoado não se defendia nem podia defender por si. A porta principal da muralha, aparelhada no xisto miúdo da região, rasga-se no pano a Sul, lado para onde se desenvolveu a povoação extra-muros. Diante desta porta fica um pequeno largo, onde se ergue a antiga Casa da Câmara e o pelourinho de Mós, e a partir do qual se definem os principais eixos viários da localidade. A já citada Igreja de Santa Maria levanta-se na direcção contrária, anexa ao lado Norte da cerca, e no seu exterior, em localização pouco habitual, principalmente por ficar oposta à vila, sendo o único templo aí existente.


Texto: Sílvia Leite - IPPAR

OUTROS LINKS:

  • Castelo de Mós (IPA / DGEMN)
  • Instituto Português de Arqueologia
  • Castelo de Mós (Pesquisa de Património / IPPAR)
  • Castelo de Mós (pt.wikipedia)

     

  • 2 comentários:

    Anónimo disse...

    Consultem Blog`s sobre a localidade - Mós - Vila Antiga de Mós - Antiga Vila Medieval - Torre de Moncorvo.
    Aqui ficam disponiveis.

    1.º http://mosabortm.blogspot.com/
    2.ºhttp://vilantigademos1.blogspot.com/
    3.ºhttp://vila-antiga-de-mos.no.comunidades.net/

    Paisagens,e muitos mais da terra transmontano, verdadeira maravilha com a natureza (calçada - ruinas do Castelo - Igreja Matriz - Pelourinho - Capelas de Santa Barbara e Santuário - St.º Cristo - St.º António - Fonte de origem Castreja Casas em Xistos.
    Webmaster

    Anónimo disse...

    Webmaster Blog`s Mós e Site.

    Visitem os Blog`s e Site de Mós, aqui ficam os endereços:

    1.ºhttp://mosabortm.blogspot.com/
    2.ºhttp://vilantigademos1.blogspot.com/
    3.ºhttp://vila-antiga-de-mos.no.comunidades.net/

    Obrigado

    Castelos - Distritos

    © 2008 - 2009 - Castelos de Portugal

    Creative Commons License