Google
 

sábado, 17 de maio de 2008

Castelo de Aguiar de Sousa (Restos da Torre) - Paredes - Porto

Torre do Castelo Aguiar de Sousa - Restos - Foto www.monumentos.pt

Cronologia

Séc. 10 - Provável construção do Castelo; 995 - Foi tomado por Almançor; 1220 - Nas inquirições, esta zona é dominada pelos Sousas, e é designada pelo Termo de Ferreira e Termo de Aguiar, sendo o centro administrativo no Castelo de Aguiar de Sousa; 1258 - É criado o Julgado de Aguiar de Sousa; 1411- Foral de D. João I; 1513, 25 Novembro - D. Manuel II atribui o Foral a "Aguyar de Soussa"; 1758 - Aguiar de Sousa pertencia à Comarca de Penafiel; 1837 - Aguiar de Sousa é extinto como concelho e é integrado em Paredes; 1999 - a proprietária era a viúva do Sr. Amável Costa.

 

Enquadramento

Rural, isolado, implanta-se no cimo de uma elevação de forma cónica, entre dois altos eucaliptos, junto a uma espécie de ravina rochosa. O acesso à torre dificultado pela quantidade de vegetação, vai-se constituindo num percurso elicoidal até uma plataforma. Aí são visíveis alguns muros de aparelho regular de alvenaria de xisto , constituindo-se na zona mais elevada numa espécie de muralha com degraus integrados. No cimo dos muros da base da torre disfruta-se do vale do Rio Sousa e das serras envolventes.

Descrição

Vestígios de torre de planta quadrangular, descentrada relativamente aos restos de um contorno de muralha de forma ovalóide. Uma das faces da torre apresenta uma interrupção , possível lugar de porta, com uma pequena escada de um único lanço. A marcar as ombreiras duas pedras paralelepipédicas apoiam nos muros. Em cada uma das faces da torre e ao mesmo nível dois orifícios.

 

(Nota: No âmbito da implementação do circuito turístico-cultural denominado de “Rota do Românico do Vale do Sousa” (RRVS), que prevê várias intervenções de conservação, restauro e valorização nalguns monumentos integrantes decorreu, recentemente, a assinatura do auto de consignação da obra da Torre do Castelo de Aguiar de Sousa.)

 

(Fonte: monumentos.pt)

Sem comentários:

Castelos - Distritos

© 2008 - 2009 - Castelos de Portugal

Creative Commons License