Google
 

terça-feira, 22 de abril de 2008

Castelo de Arnóia - Celorico de Basto - Braga

Arnóia - Municipio Celorico de Basto

 

Erguendo-se no topo de uma elevação, situada entre Arnóia e Moreira, no concelho de Celorico de Basto, situa-se o Castelo de Arnóia, também conhecido por Castelo dos Mouros e Castelo de Moreira.

A época da sua construção remonta ao séc. XI / XIII. Presume-se que a sua localização e importância esteja relacionada com o Mosteiro de Arnóia, mosteiro beneditino estabelecido na região no século XI.

O Castelo de Arnóia foi um importante castelo cabeça de terra. As Inquirições de 1258 já se referem a certos casais dos arredores (Arnóia, Caçarilhe, Carvalho) que tinham a obrigação de dar os cães para a guarda do castelo, de os alimentar e de preparar a cal para sua reparação. Situado no topo de uma elevação, a sua implantação recorreu a desaterros artificiais a fim de dificultar a acessibilidade.

Este Castelo é constituído por uma Torre de Menagem de planta quadrangular, protegida por um recinto muralhado, de planta poligonal, de silharia, fechado com um portal de verga recta e reforçada do lado Norte por um forte cubelo.

A Torre, acessível através de escadas exteriores construídas nos anos 70, tem dois andares, com acesso ao telhado através de uma escada interior. No interior do Pátio existe uma cisterna.

No sopé do Castelo desenvolveu-se a povoação de Aldeia do Castelo, que foi sede de concelho, com Casa da Câmara, Pelourinho e Cadeia. No monte fronteiro ao Castelo situa-se a Forca, que tal como o Pelourinho, foram restaurados nos anos 60.

O local tem sido referido como tendo ocupação romana, mas esta não está documentada.

Texto: (O.S.) - IPPAR

 

- OUTROS LINKS

  • Castelo de Arnóia (IPA / DGEMN)
  • Instituto Português de Arqueologia
  • Castelo de Arnóia (Pesquisa de Património / IPPAR)
  • Castelo de Arnóia (pt.wikipedia)
  • Castelo de Arnóia (Municipio Celorico de Basto)
  • Castelo de Arnóia (Fotos: Portuguese_eyes)
  • Sem comentários:

    Castelos - Distritos

    © 2008 - 2009 - Castelos de Portugal

    Creative Commons License