Google
 

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Castelo da D. Chica - Palmeira - Braga

D. Chica - Palmeira - Braga - www.panoramio.com-photos-original-4984878

 

 

O Castelo de D. Chica foi desenhado pelo arquitecto Ernesto Korrodi em 1915, para servir de habitação a J. Ferreira do Rego e sua mulher, a brasileira Francisca Peixoto Rego, a quem se refere a designação popular do imóvel.

Este projecto surge no contexto da "Habitação Nobre de Província", uma tipologia de casa a que Korrodi se dedicou no início do século XX e que "(...) evocava, através de fontes de inspiração diversas, uma arte da Idade Média e de uma determinada vivência social que a burguesia triunfante do século XIX, alicerçando-se ao mesmo tempo na tradição e no progresso, reabilitava."

A construção, interrompida em 1919, deixou a obra incompleta, nomeadamente o espaço interior. Embora a estrutura edificada apresente algumas soluções que diferem do projecto desenhado por Korrodi, essa "evolução" assinala "(...) a persistência de um gosto que lhe permitiu materializar a sua "Habitação Nobre" ideal" (Idem, ibidem, p. 241) que remetia sobretudo para referências neogóticas.

Na casa de Ferreira do Rego, estas referências remetem sobretudo para a Capela do Fundador do Mosteiro da Batalha, que no conjunto do programa decorativo se misturam com elementos de inspiração Arte Nova, renascentista e até românica.

Texto: IPPAR

 

 

Outros Links:

  • Inventário do Património Arquitectónico (DGEMN)
  • Instituto Português de Arqueologia
  • Castelo da D. Chica (Pesquisa de Património / IPPAR
  • Castelo da D. Chica - IPPAR - Fotos
  • Castelo da D. Chica - Wikipedia
  • Sem comentários:

    Castelos - Distritos

    © 2008 - 2009 - Castelos de Portugal

    Creative Commons License