Google
 

quinta-feira, 12 de março de 2009

Forte do Alto do Duque - Lisboa

 Forte do Alto Duque - Lisboa

O Forte do Alto do Duque localiza-se no extremo sudoeste do Parque Florestal de Monsanto, na freguesia de Santa Maria de Belém, no concelho e distrito de Lisboa, em Portugal.

História

A sua construção deu-se entre 1875 e 1890, em terrenos que faziam parte da quinta do Duque do Cadaval.

Integrava a linha de fortificações do Campo Entrincheirado de Lisboa que defendia a barra do rio Tejo na altura de Monsanto, juntamente com o Forte do Bom Sucesso.

No século XX serviu de base a um destacamento militar com o seu nome, criado em 1932. Entrou em combate em 1936, respondendo o fogo da artilharia dos navios portugueses que se revoltaram e tentaram sair do Tejo para apoiar as forças republicanas espanholas, durante a Guerra Civil Espanhola.

A seguir à Revolução dos Cravos serviu de quartel-general ao Copcon - Comando Operacional do Continente. Na década de 1990, instalou-se aí, durante algum tempo, o quartel-general do Comando Operacional das Forças Terrestres.

Características

O forte apresenta planta no formato pentagonal irregular. Encontra-se enterrado, ao nível da cota do terreno, envolvido por um fosso. Compreende edifício da caserna independente. Em seu interior compreende ainda uma construção de planta centralizada, com cisterna de abóbada tornejante.

Ligações externas

Obtido na Wikipédia

Sem comentários:

Castelos - Distritos

© 2008 - 2009 - Castelos de Portugal

Creative Commons License