Google
 

sexta-feira, 27 de março de 2009

Castelo de Tomar - Santarém

 

Castelo de Tomar

A fundação do Castelo de Tomar deu-se no séc. XII e cuja obra tinha como finalidade ser sede da Ordem do Templo. Os dois grandes impulsionadores desta obra foram D. Afonso Henriques e D. Gualdim Pais, 2º Mestre da Ordem do Templo.

Na construção deste Castelo pode-se observar uma avançada arquitectura militar da época trazida por D. Gualdim Pais e outros Cavaleiros Templários da Terra Santa.

D. Afonso Henriques concedeu aos Templários a defesa das linhas que conduziam a Coimbra, na altura capital do reino durante o séc. XII. Ao tomarem posse destas linhas, a Ordem do Templo passou a ser detentora de um vasto território entre o rio Tejo e o rio Mondego, e tinham como objectivo controlar o acesso meridional a Coimbra e Tomar era precisamente o centro nevrálgico desta região.

O Castelo em Tomar começou a ser edificado no ano de 1160, mais precisamente um ano depois da carta régia de doação.

O mestre da Ordem do Templo no ano de 1162 passou carta de foral aos moradores, o que revela que houve uma preocupação em criar condições de defesa do povoamento e também uma necessidade de desenvolver esta povoação a nível económico.

No que diz respeito a elementos românicos existentes nesta fortaleza, a Torre de Menagem é sem duvida um elemento a destacar.

A Torre de Menagem foi introduzida no nosso país pelos Templários.

Ao longo dos séculos, o recinto do Castelo foi ocupado com outras construções, nomeadamente pelo conjunto do Convento de Cristo, que esta classificado como Património Mundial.

O Castelo dos Templários apresenta uma arquitectura militar com uma junção dos estilos românico, gótico e renascentista, é composto também por uma dupla cintura de muralhas. Estas muralhas, uma encontra-se em plano superior apresentando uma planta poligonal irregular com algumas faces curvas nascendo junto à entrada da Casa do Capítulo e terminando na Torre de Dona Catarina, outra destas muralhas encontra-se num plano inferior ligando a fachada leste da Charola à zona Sul da Alcáçova que correspondia à vila fortificada da Baixa Idade Média.

O Castelo dos Templários tendo como tipologia uma arquitectura militar encontra-se classificado como Monumento Nacional.

Fonte: Património da Cidade de Tomar

Castelo de Tomar

Outras Ligações:

  • Inventário do Património Arquitectónico (DGEMN)
  • Instituto Português de Arqueologia
  • Castelo de Tomar (Pesquisa de Património / IPPAR)
  • Tomar, Cidade dos Templários: Castelo dos Templários
  • Castelo de Tomar (pt.wikipedia)
  • Castelo de Tomar (Património Cidade de Tomar)
  • Castelo de Tomar (wikimedia – fotos)
  • Castelo de Tomar (Guia da Cidade)
  •  

    Sem comentários:

    Castelos - Distritos

    © 2008 - 2009 - Castelos de Portugal

    Creative Commons License