Google
 

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Torre de São Cornélio ou Torre de Centum Cellas (Ruínas) - Belmonte

 Centum de Cellas - monumentos.pt - 1

As ruínas da Torre de Centum Cellas, também conhecida como Torre de São Cornélio, situam-se numa área particularmente fértil e próxima da confluência da Ribeira de Gaia com o Rio Zêzere, cujos aluviões metalíferos sabemos terem sido explorados desde épocas bastante recuadas.

O monumento, em sim, revela-se um dos mais emblemáticos, mas ao mesmo tempo dos mais enigmáticos existentes em toda a Beira Interior e atribuíveis à época da presença romana no nosso território.

Na verdade, foram elaboradas ao longo do tempo as mais diversas teorias respeitantes à sua real funcionalidade primitiva. Assim, desde templo, a prisão, passando por um praetorium (núcleo de um acampamento romano), a um mansio(estação de muda), mutatio (albergaria para descanso dos viajantes), villa romana, para além de muitas outras, tudo parece ter sido contemplado e proposto.

Todavia, as escavações realizadas pelo IPPAR, entre 1993 e 1998, demonstraram que o edifício da Torre não se encontrava isolado, antes, sim, inserido num conjunto estrutural mais amplo e complexo, que incluía diversos compartimentos, de entre os quais salas, corredores, escadarias, caves e pátios.

Assim, a Torre revela-se a parte central e melhor conservada daquela que constituiu a villa de Lucius Caecilius, um abastado cidadão romano, negociante de estanho, que, em meados do século I d. C. mandou edificar a sua residência nesta zona, sob direcção de um arquitecto que, ao que tudo parece indicar, conheceria profundamente as técnicas construtivas ditadas por Vitrúvio.

Pormenor do interior

Como edificação central e imponente, a Torre é apenas composta por dois andares, em redor da qual toda a restante habitação se foi desenvolvendo, desempenhando o papel de verdadeiro epicentro centralizador das suas mais diversas tarefas quotidianas.

Datando a sua construção inicial do século I d.C., este edifício sofreu um incêndio e destruição de consideráveis dimensões em finais do século III, altura em que foi alvo de algumas alterações, ao mesmo tempo que ocorreram novas construções. De entre este conjunto de remodelações, realçamos a sala com abside ou o larário, para os quais foram reaproveitados materiais pertencentes às estruturas preexistentes. Entretanto, datará da Alta Idade Média a edificação de uma capela dedicada a São Cornélio sobre as ruínas da própria villa, reempregando, uma vez mais, parte dos seus materiais constitutivos.

Esta capela viria, no entanto, a desaparecer já em pleno século XVIII.

A área intervencionada até ao momento contempla somente uma pequena parcela da pars urbana da villa que foi parcialmente danificada com a construção da estrada municipal que conduz ao Colmeal da Torre, passando a Norte de Centum Cellas.

Quanto às termas e à pars rustica, as suas zonas ainda não foram objecto de escavação, existindo a forte possibilidade de se encontrarem irremediavelmente perdidas para a investigação, ao terem sido destruídas com a plantação de vinhas, bem como com a construção de habitações recentes.


Texto: IPPAR

Centum de Cellas - monumentos.pt - 2

OUTROS LINKS:

Sem comentários:

Castelos - Distritos

© 2008 - 2009 - Castelos de Portugal

Creative Commons License