Google
 

sábado, 29 de novembro de 2008

Castelo de Ródão ou Castelo do Rei Wamba - Vila Velha de Rodão

Castelo de Rodão ou Castelo do Rei Vamba - Foto monumentos.pt -

 

  • Enquadramento

Rural, situa-se no extremo S. da Serra das Talhadas ou Serra de São Miguel, num cabeço de constituição xistosa coberto por vegetação arbustiva e arbórea, sobranceiro ao Tejo e ao monumento geológico denominado Portas do Rodão. O Castelo implanta-se a 315 m. de altitude no interior do recinto muralhado dominado por um afloramento granítico. A 50 metros, situa-se a Capela de Nossa Senhora do Castelo.

  • Descrição

Recinto muralhado de traçado ovalado irregular; muralha parcialmente desmoronada e constituída por dois panos de cantaria com enchimento ciclópico; vestígios de construções constituídos por pequenos blocos graníticos *2. Torre de Vigia implantada na zona NE., com planta rectangular e volume paralelepipédico, actualmente desprovida de cobertura. O alçado S. tem o primeiro registo cego e, presentemente, apresenta rombo de grandes dimensões. O segundo possui porta em arco quebrado com lintel recto e tímpano com a cruz da Ordem do Templo insculpida, tendo numa das aduelas do arco a marca de canteiro com a forma de S colocado horizontalmente. Alçados N., S., e O. são semelhantes, com o primeiro registo cego e seteira no superior. Os remates encontram-se incompletos. Apresenta o travamento dos cunhais parcialmente destruído. INTERIOR tem o primeiro piso entulhado e a marcação do pavimento do segundo surge no nível do pavimento através de ressalto. Porta coberta com abóbada de berço quebrado, conservando os gonzos em cantaria.

  • Cronologia

Séc. 7 - lendária edificação do castelo pelo monarca visigodo Vamba; séc. 11 / 12 - hipotética construção de castelo ou atalaia, talvez sobre pré-existências castrejas, por iniciativa dos Templários; a torre subsistente poderá tratar-se apenas de uma torre de vigia ou também de uma torre de menagem; 1199 - doação da Herdade da Açafa aos Templários por D. Sancho; 1505 - cerca de pedra e barro, derrubada em partes; séc. 18, meados - utilização do castelo como base de artilharia para protecção da passagem do Tejo; construção de baterias na encosta; séc. 19, início - reconstrução do castelo e preparativos para a 1ª Invasão Francesa, por iniciativa do Marquês de Alorna; 1999, Agosto - Câmara Municipal de Castelo Branco, IPPAR e IPA apostam na recuperação do Castelo do Rei Vamba e zona envolvente, nomeadamente as muralhas; 2004, Junho - projecto de arranjo exterior pela Câmara Municipal; Julho - projecto de consolidação e reabilitação da torre e muralhas, pela DREMC.

  • Tipologia

Arquitectura militar, medieval. Recinto muralhado de traçado ovalado irregular, com torre de vigia de planta rectangular, com porta a nível do segundo piso, em arco quebrado com tímpano liso, que servia de protecção da linha do Tejo, mais precisamente das portas do Ródão. Seteiras simples no segundo registo dos restantes alçados.

  • Características Particulares

Diminuição da espessura murária em função da altura. Porta com a cruz da Ordem do Templo insculpida.

  • Dados Técnicos

Paredes portantes em alvenaria de granito argamassada, travada por cunhais em silharia de granito (torre); paredes autoportantes em alvenaria de granito e xisto argamassada (muralhas).

  • Materiais

Estrutura da torre em alvenaria e cantaria de granito argamassada; estrutura das muralhas em alvenaria de granito e xisto argamassada.

(Texto: DGEMN)

OUTROS LINKS:

  • Inventário do Património Arquitectónico (DGEMN)
  • Instituto Português de Arqueologia
  • Castelo de Rodão e Capela de Nossa Senhora do Castelo (Pesquisa de Património / IPPAR)
  • Castelo de Rodão (pt.wikipedia)
  • Castelo de Rodão (Guia da Cidade)

     

  • Sem comentários:

    Castelos - Distritos

    © 2008 - 2009 - Castelos de Portugal

    Creative Commons License