Google
 

sábado, 8 de novembro de 2008

Castelo de Lamego - Viseu

WEBPAGE (1)

 

Lamego é um importante centro estratégico desde, pelo menos, a Alta Idade Média. O seu território encontra-se polvilhado de referências ao povoamento e à organização de base asturiano-leonesa, constituindo um posto avançado sobre a Beira da expansão cristã de finais do século IX e inícios da centúria seguinte. A primeira notícia documental, todavia, surge apenas num contexto posterior, em meados do século XI, quando D. Fernando Magno conquistou a cidade na sua célebre Campanha das Beiras. Imediatamente ter-se-ão realizado obras na estrutura militar, de que não ficaram grandes testemunhos.

O castelo que hoje conhecemos começou a ser erguido no século XII, já sob domínio português. Atribui-se aos meados do século a construção da torre de menagem e a definição genérica da alcáçova. No entanto, o facto de a torre se encontrar desviada para um dos topos da cerca, defendendo activamente os muros, faz supor de que seja já uma realização gótica. Ela é de planta quadrangular e possui três pisos, com porta elevada ao nível do segundo andar. A muralha é irregular, de secção levemente hexagonal, com entrada principal voltada a nascente e muros dotados de adarve.

Este sistema defensivo foi enriquecido com a muralha da cidadela, cerca que protegia o primitivo povoado. Trata-se de uma segunda linha edificada ao longo do século XIII e provavelmente entrando pela centúria seguinte, uma vez que uma das portas - a da Vila - corresponde à característica tipologia harmónica dionisina, com arco axial de perfil apontado entre duas grandes torres quadrangulares. Ela comunicava com a antiga Rua Direita, o principal eixo viário intra-muros que, através de uma inflexão, levava à Porta do Sol, voltada a Sul e de composição igualmente gótica.

Ainda dentro do perímetro muralhado merece referência a Cisterna, localizada junto a um dos troços. Realizada em aparelho de boa dimensão, onde abundam as siglas dos construtores, é um edifício abobadado e suportado por quatro arcos apontados, cujo acesso é feito por porta lateral com escadaria e ligação à muralha.

Como muitos outros castelos, também o de Lamego foi objecto de um extenso período de desmantelamento. Perdida a sua função militar, o século XIX assistiu à reformulação municipal do conjunto, permitindo a Câmara que se edificassem casas junto às muralhas (1824) e que se demolisse um torreão para aproveitamento de pedra em outras construções (1834).


Texto: IPPAR (PAF)

 

Castelo de Lamego - Foto www.monumentos.pt

 

OUTROS LINKS:

  • Castelo de Lamego e cisterna (IPA / DGEMN)
  • Instituto Português de Arqueologia
  • Castelo de Lamego e Cisterna (Pesquisa de Património / IPPAR)
  • Castelo de Lamego (Fotos) / IPPAR
  • Câmara Municipal de Lamego
  • Castelo de Lamego (wikipédia)
  • Sem comentários:

    Castelos - Distritos

    © 2008 - 2009 - Castelos de Portugal

    Creative Commons License