Google
 

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Castelo da Idanha-a-Velha (Idanha-a-Nova)

O Castelo de Idanha-a-Velha, que na realidade é apenas uma torre, também designada por Torre dos Templários, terá como o nome indica, sido construída pelos templários que possuíram toda esta região, cedida por D. Afonso Henriques.

Mas se este castelo tem pouco para descrever, ele não pode ser dissociado desta povoação, considerada uma das mais antigas do país e cujo conjunto arqueológico e arquitectónico, está classificado como Monumento Nacional.

As escavações realizadas, sobretudo a partir de 1955, pelos arqueólogos, Fernando de Almeida e Veiga Ferreira, levaram a que esta povoação seja considerada como uma aldeia-museu, com um dos mais ricos espólios do país.

A ocupação humana desta região é atestada, pelo menos, desde a romanização da península, podendo já no século II, ter existido uma fortificação bem estruturada. Suevos e Visigodos ocuparam depois esta zona a que chamaram, Egitânia, que viria a cair nas mãos dos muçulmanos.

A sua reconquista por D. Afonso Henriques, por volta de 1160, coloca estes domínios nas mãos da Ordem dos Templários, que terão erguido a Torre de Menagem ou Castelo de Idanha, por volta de 1197.

(Fonte: Guia da Cidade)

OUTROS LINKS:

Sem comentários:

Castelos - Distritos

© 2008 - 2009 - Castelos de Portugal

Creative Commons License