Google
 

sábado, 14 de junho de 2008

Torres de São Paulo e da Cadeia - Ponte de Lima - Viana do Castelo

Torres de Ponte de Lima - Foto Paulo Almeida Fernandes - 2006 - IPPAR - 1

Vila mais antiga de Portugal (estatuto orgulhosamente reclamado pelos limianos em referência ao foral de D. Teresa, datado de 1125), e capital do Alto Minho até ao século XV, Ponte de Lima só foi dotada de um sistema defensivo em época muito tardia. Com efeito, é do século XIV que datam os dados seguros acerca da edificação da cerca, resumindo-se as hipóteses de ter existido uma muralha anterior a uma mera sugestão de trabalho, que continuamente esbarra com a inexistência de indicadores arqueológicos e documentais.

O caminho para a Baixa Idade Média foi marcado, no nosso país, por uma progressiva afirmação dos núcleos urbanos e proto-urbanos, que foram funcionando, cada vez mais, como pólos aglutinadores do espaço e dos homens. Neste sentido, a intensificação das trocas comerciais e a maior mobilidade humana, determinou a progressiva aplicação de taxas aduaneiras e de impostos sobre os bens e o trânsito. Em meados do século XIV, quando se iniciaram as obras da cerca de Ponte de Lima, esta era já uma realidade em todo o reino e numerosas eram as vilas e cidades que se amuralhavam, não só tendo em vista as vantagens militares daí resultantes, mas, também, as vantagens económicas.

Até há pouco tempo, discutia-se, ainda, qual o momento específico em que os trabalhos de construção da muralha haviam arrancado e qual a marcha da empreitada. O estudo que Mário Barroca dedicou a uma inscrição do reinado de D. Pedro, que comemora precisamente o início das obras, não deixa margem para dúvidas. Esta inscrição (colocada originalmente na Torre Velha) já havia sido lida por vários autores, mas a maioria incorrera em erros de precisão cronológica. Por ela, sabemos que a 8 de Março de 1359 iniciaram-se as tarefas de britar pedra para o muro e que este começou a ser levantado a 3 ou 6 de Julho desse ano. Onze anos decorreram até que o sistema estivesse completo, pois a 19 de Maio de 1370, num documento de D. Fernando, já não se referem quaisquer obras.

A cerca construída nesse tempo pode considerar-se relativamente grande, desenvolvendo-se ao longo de mais de um quilómetro de extensão. Nove torres protegiam um perímetro ovalóide irregular, que incluía a ponte gótica (presumivelmente construída uns anos antes), onde se implantavam duas torres (ambas nas extremidades da estrutura: a Torre Velha, do lado Norte, e a da Ponte, ligada ao sistema defensivo da vila).

No século XV, edificou-se uma décima torre - a do Castelo -, assim denominada por se situar junto à cidadela, estrutura tutelar da vila, localizada na vertente Sul do complexo militar, mas da qual, infelizmente, nada chegou até hoje. Ainda da centúria de Quatrocentos datava o paço, construído por D. Leonel de Lima a partir de 1469 e na sequência da instituição da Arcaidaria-Mor de Ponte de Lima por D. Afonso V, estrutura tripartida com corpo central de duplo piso ladeado por duas torres e de que resta, somente, uma parcela muito adulterada da fachada principal.

No reinado de D. Manuel, para além do ameamento da ponte, edificou-se a Torre da Cadeia (principal elemento do complexo defensivo da vila que ainda resta). A ela associou-se a Porta Nova, facto que gerou uma alteração urbanística da localidade, criando uma nova centralidade ribeirinha no local da antiga judiaria.

Nos séculos seguintes, foram muitos os momentos de destruição da cerca. Em 1787, a Câmara "autorizou a demolição de parte da muralha medieval" para aplicar a pedra a edificações públicas e privadas. Menos de um século depois, em 1857, demolia-se a última torre, datando, dessa altura, a única fotografia da torre velha. Restou a da Cadeia, que desempenhou esta função quase até aos nossos dias e que se instituiu como uma marca cenográfica da vila, e a de São Paulo, que defendia inicialmente a Rua do Postigo.

Texto: IPPAR - PAF

 

Torres de Ponte de Lima - Foto Paulo Almeida Fernandes - 2006 - IPPAR - 2

 

Torres de Ponte de Lima - Foto Paulo Almeida Fernandes - 2006 - IPPAR - 3

Outros Links:

  • Inventário do Património Arquitectónico (DGEMN)
  • Instituto Português de Arqueologia
  • Torres de São Paulo e da Cadeia e o pequeno pano de muralha existente entre elas (Pesquisa de Património / IPPAR)
  • Muralhas de Ponte de Lima
  • 1 comentário:

    Carlos Almeida disse...

    Excelente site. Parabens e obrigado por este trabalho.
    Gostaria de ter acesso a um link para poder mandar esta morada para todos os meus amigos e tambem para dar mais exposição a este excelente trabalho.

    Carlos Almeida

    Castelos - Distritos

    © 2008 - 2009 - Castelos de Portugal

    Creative Commons License