Google
 

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Fortes do Concelho de Arruda dos Vinhos - Lisboa

Forte da Carvalha

Forte da Carvalha

Forte do Cego

Forte de S. Sebastião, da Infesta ou do Cego

Situado na freguesia de Arruda dos Vinhos, à direita do desfiladeiro de Matos, era designado Forte de S. Sebastião, mas por se situar no Casal do Cego passou a designar-se Forte do Cego.
Tem uma localização privilegiada porque permite a visualização de todo o vale de Arruda, a uma altura de 353 metros de altura. Em 1814 estava ainda artilhado com 3 peças de calibre 9, 1 peça de calibre 12 e 4 canhoneiras e tinha capacidade para 280 soldados. Actualmente apesar de existir vegetação rasteira, é possível observar as canhoneiras e o paiol.

Forte da Carvalha

Forte da Carvalha


Situado na freguesia de S. Tiago dos Velhos, é um forte em “forma de estrela”, apresenta uma tipologia arquitectónica das mais representativas destas estruturas militares e o seu estado de conservação é considerado relativamente bom. Situado à direita da localidade de Carvalha, a 394 metros de altura. Em 1814 estava ainda artilhado com duas peças de calibre 9 e 4 canhoneiras, e a sua capacidade era para 400 soldados.

Os fortes estavam ligados por uma estrada militar calçada à antiga portuguesa, que ainda apresenta alguns troços de vestígios. Junto ao reduto da Carvalha, existiu um poço aberto para serviço das tropas, conhecido como o Poço dos Militares. Todo o material e artilharia foram retirados para o Arsenal do Exército em 1818.

Forte do Passo

Forte do Passo



Situado na freguesia de Arranhó, numa escarpa rochosa por cima da estrada de Arruda, a 283 metros de altura. Possuía 3 peças de artilharia de calibre 9 e capacidade para 120 soldados.
A localização deste forte coincide com o Sítio Arqueológico do Castelo.

Fonte: Município de Arruda dos Vinhos

 

Sem comentários:

Castelos - Distritos

© 2008 - 2009 - Castelos de Portugal

Creative Commons License